Início / Informações / Conheça os 4 Tipos de Vegetariano – Como é ser Vegetariano?

Conheça os 4 Tipos de Vegetariano – Como é ser Vegetariano?

A dieta vegetariana já é bastante popular no Brasil. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, quando alguém diz ser vegetariano, não são muitos os olhares confusos ou curiosos, direcionados a si. Entretanto, é preciso saber que existem muitos tipos de dietas vegetarianas, as quais vão além do fator “não comer carne”.

Além de carregar a ideologia de que se optar por não comer carne, menores serão os números de animais mortos, os vegetarianos se preocupam ainda com o sofrimento destes animais quando sacrificados em prol da produção de leite, ovos e demais derivados.

tipos de vegetariano

Tipos de Vegetarianismo

Apesar de existirem outras vertentes do vegetarianismo, as 4 dietas mais conhecidas e acompanhadas são:

Ovolactovegetarianismo: a dieta exclui o consumo de qualquer tipo de carne (vermelha, suína, aves e peixes) e aceita ovos, leite e derivados.

Lactovegetarianismo: não permite o consumo de ovos, massa aceita leite e laticínios.

Ovovegetarianismo: a dieta é caracterizada pelo consumo de ovos, mas exclui o consumo de leite e laticínios.

Vegano: é uma das ramificações mais restritivas do vegetarianismo. Os veganos não consomem derivados animais e também não utilizam produtos (cosméticos, roupas e calçados) testados em animais.

Vegetarianismo x Saúde

vegetariano

É sabido que, ao optar pelo vegetarianismo, há uma redução no consumo de vitaminas e proteínas, ambas oferecidas pela carne. Por isso, apostar em um cardápio equilibrado é a dica principal, principal aos adeptos do veganismo, que convivem com muitas restrições alimentícias.

Tal equilíbrio pode ser obtido por meio de substituições simples, tais como:

  • Mel por calda de agave azul
  • Queijo branco por tofu
  • Manteiga por queijo vegetal
  • Ovos por chia, em receitas salgadas
  • Ovos por banana amassada, em receitas doces
  • Ovos por batata, em massas ou receitas que necessitem de “liga”
  • Leite de vaca por leite de soja

Opções Especiais Para Vegetarianos

Com uma considerável parcela de vegetarianos no país, os comércios já estão se preparando e diversificando as opções em serviços, tanto restaurantes como produções de comes e bebes para festas.

Em São Paulo, por exemplo, um dos restaurantes mais movimentados do setor é o Vegacy. Considerado o preferido entre os jovens que seguem a ideologia vegana, o Vegacy oferece opções gastronômicas que vão além das saladas, passando por berinjela à milanesa, tofu preparado de diversas formas e macarrão à “bolonhesa”, com proteína de soja.

Para conhecer um pouco mais sobre o vegetarianismo e obter informações complementares, acesse o site da Sociedade Vegetariana Brasileira, no endereço http://www.svb.org.br/.

Scroll To Top