Início / Dicas / Período Fértil – Como Calcular, Tabela e Informações

Período Fértil – Como Calcular, Tabela e Informações

Quando surge o desejo de engravidar, as mulheres devem manter as atenções dedicadas ao seu período fértil.

O período fértil consiste em um intervalo de dias, onde o óvulo está pronto para ser fecundado. Neste período, as chances de ocorrer a fecundação do óvulo são de mais de 85%, facilitando a gravidez.

Como Calcular o Período Fértil

Período Fértil

Teoricamente, o período fértil pode ser considerado a partir do 14º dia, após o 1º dia de menstruação. Porém, existem alguns métodos que auxiliam neste cálculo, dentre eles o método da tabelinha.

Método Tabelinha

Este é o método mais simples, utilizado para o cálculo do período fértil, sendo recomendado, principalmente, por quem tem um ciclo menstrual irregular.

Em um papel, anote o primeiro dia da menstruação, repetindo esta anotação por aproximadamente seis meses. Após, conte os dias de intervalo entre o primeiro dia da menstruação de um mês, e o primeiro dia da menstruação do próximo mês, fazendo uma média.

Calculadoras para Calcular o Periodo Fertil

Já as mulheres mais antenadas em tecnologia têm a disposição as facilidades da internet. Há disponíveis na rede vários sistemas que calculam, automaticamente, o período fértil.

Um exemplo é a calculadora do site Alo Bebê. Nela, é possível calcular o período fértil, bastando apenas inserir a data da última menstruação (dia, mês e ano) e a quantidade de dias do sue ciclo menstrual. O resultado é informado logo a seguir.

Para realizar a consulta, acesse a calculadora Alô Bebê, através do endereço www.alobebe.com.br/portal/diasferteis.asp.

Apesar de prática, é importante dizer que o cálculo não possui uma exatidão de 100%. Além disso, deve ser utilizado apenas por mulheres que possuam ciclos extremamente regulares.

Auxílio Médico no Planejamento da Gravidez

Todos os métodos de cálculo do período fértil são funcionais, porém, não são 100% garantidos. A melhor e mais confiável forma de planejar uma gravidez e controlar o período fértil, é com o auxílio de um médico!

Leave a Reply

Scroll To Top