Início / Utilidade Pública / INSS – Extrato, Benefício e Informações

INSS – Extrato, Benefício e Informações

O Instituto Nacional do Seguro Social, representado pela sigla INSS, é o fundo administrado pela Previdência Social, responsável pelos pagamentos das aposentadorias, pensões por morte, auxílios-doença, auxílios-acidente, auxílios-doença por acidente, salários maternidade, salários família, salário maternidade, reabilitação profissional e 13º salário de todos os trabalhadores brasileiros, com exceção dos servidores públicos.

A contribuição, realizada mensalmente parte pelo empregador e parte pelo empregado, garante que o mesmo receba – após encerrar a sua vida profissional ou enquanto afastado por doença ou gravidez – uma salário mensal, que varia de acordo com o valor contribuído à Previdência.

Após solicitar o benefício, o primeiro pagamento ocorre, geralmente, de 20 à 30 dias após a solicitação. Já o segundo pagamento, será realizado entre o primeiro e o quinto dia útil (de acordo com o período em que o benefício foi solicitado).

INSS Benefício Consulta

Como Consultar o Benefício do INSS

Para evitar que o beneficiário perca muito tempo em filas e não tenha que se deslocar até o banco sem saber se o pagamento de seu benefício está liberado, é possível consultar a situação do pagamento, através da internet: basta acessar o DATAPREV (Previdência Social), pelo endereço www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html, informando ao sistema os seguintes dados:

  • Nome Completo;
  • Número completo do benefício (sem pontos, barras ou traços);
  • Data de Nascimento;
  • CPF

Além dos pagamentos dos beneficiários, é possível consultar também o andamento dos processos de solicitação de benefício. Neste caso, acesse o endereço http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html, informando os mesmos dados já citados.

Caso o beneficiário sinta alguma dificuldade na consulta via internet, é possível ainda solicitar informações referentes à situação de benefícios e pagamentos através do número de telefone 135 – Central de Atendimento da Previdência Social.

Leave a Reply

Scroll To Top