Início / Utilidade Pública / Caixa FGTS – Saldo, Consulta e Extrato

Caixa FGTS – Saldo, Consulta e Extrato

Instituído pelo Governo Federal em 1966, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um benefício de direito de todos os trabalhadores brasileiros, os quais trabalham via regime de contratação CLT.fgts

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço consiste em depósitos mensais, realizados pelo empregador durante o tempo de prestação de serviços do funcionário àquela empresa. O valor agregado durante o tempo de serviço só é disponibilizado aos empregados quando o contrato de trabalho é cessado, quando o colaborador pretende utilizar o valor acumulado na compra de imóveis, ou ainda aplicá-lo em estudos ou tratamento de doenças incuráveis, como o câncer e a AIDS.

Consultar Saldo do FGTS Caixa

Muitas pessoas não sabem desta informação, mas é possível acompanhar mensalmente a movimentação dos depósitos do FGTS, em sua conta. Esta é uma forma adicional de controlar os depósitos realizados pelo empregador, além do holerite.

Para consultar o saldo do FGTS, basta solicitar o extrato dos rendimentos. Todo o processo é realizado pela internet, através do site da Caixa Econômica Federal.

  • Acesse o site, no endereço www.caixa.gov.br/fgts/index.asp;
  • Busque a área de “Serviços Online”, e na seção “Trabalhador”, clique em “Extrato de FGTS”.
  • Na próxima tela, preencha os campos solicitados: número do NIS (PIS/PASEP), senha de internet (previamente cadastrada no próprio site da CEF), e complete com o código de verificação.

extrato gts

No extrato do FGTS que surgirá na tela, constam todas as transações efetuadas na sua conta, ou seja, todos os depósitos realizados pelo empregador. Além das transações, o resumo também fornece o valor total acumulado, para fins rescisórios.

A melhor forma de controlar a movimentação do seu FGTS é consultando mensalmente o sistema, já que os depósitos são realizados uma vez ao mês, somente. Caso haja alguma irregularidade quanto aos depósitos, é recomendado que o empregado procure o departamento contábil da empresa em questão, responsável por tais pagamentos.

Leave a Reply

Scroll To Top