Início / Carros / Direção Elétrica ou Direção Hidráulica – Qual Escolher?

Direção Elétrica ou Direção Hidráulica – Qual Escolher?

O momento da escolha e compra de um novo carro é cercado de dúvidas. Algumas delas fáceis de resolver, outras um pouco mais difíceis. Um bom exemplo é saber qual o tipo de direção ideal para cada tipo de motorista e situação: a direção hidráulica ou elétrica?

Antes de concretizar a escolha, é importante saber as principais características dos dois tipos de direção, além de suas diferenças. Neste artigo, explicaremos melhor sobre ambas, além de indicar qual a melhor escolha a se fazer no momento da compra.

direção elétrica ou hidráulica

Direção Elétrica

A direção elétrica é a mais satisfatória, dentre os sistemas de direções assistidas. Trata-se de um sistema independente do motor e que depende exclusivamente dos movimentos do condutor e de sistemas elétricos.

A funcionalidade da direção elétrica é bem simples: esta possui um sensor elétrico que analisa todos os movimentos feitos no volante e, em seguida os controla eletronicamente.

A direção elétrica ocupa pouco espaço no motor, consome pouca energia e é ecologicamente correta: não utiliza óleo para seu funcionamento.

Direção Hidráulica

A direção hidráulica era considerada, até pouco tempo, um item opcional. Porém, para alguns condutores, já é um item indispensável e comum.

Neste sistema, o condutor necessita realizar um esforço mínimo para girar os volantes e, consequentemente, as rodas. Porém, apesar de oferecer mais praticidade, favorece o alto consumo de combustível, o qual é necessário para a movimentação de todo o sistema, além de desgastar o motor com mais potência.

Direção Elétrica ou Direção Hidráulica: Qual a Melhor?

Antes de optar por um dos dois sistemas, é necessária analisar os pontos e contrapontos. Abaixo selecionamos alguns aspectos que devem ser considerados no momento da escolha:

  • A direção hidráulica facilita – e muito – a vida do condutor, no quesito manobras e balizas. Torna-se mais útil, pois, assim que o veículo é ligado o sistema de direção entra em funcionamento, imediatamente.
  • A direção elétrica, apesar de apresentar um menor consumo de energia, possui um valor maior. Para quem busca economia na instalação, não é um bom negócio.
  • A direção elétrica auxilia muito mais na redução do consumo de energia do automóvel, comparando-se com a hidráulica.
  • A direção hidráulica é indicada para condutores iniciantes, já que possui uma rápida e mais eficaz resposta aos movimentos do condutor.

Independente de qual seja o sistema de direção utilizado no automóvel, é preciso realizar a manutenção periodicamente. Lembre-se que, acima de tudo, este é um sistema que influi diretamente no bom desempenho do veículo e, diretamente, na segurança dos passageiros.

Scroll To Top