Início / Dicas / Como Comprar no Paraguai e Trazer para o Brasil – Preços

Como Comprar no Paraguai e Trazer para o Brasil – Preços

Não é um ambiente totalmente seguro. Veja como comprar no Paraguai.

Já passou o tempo em que comprar no Paraguai era sinônimo de contrabando e falsificação. Hoje em dia, é possível encontrar marcas de qualidade no país vizinho. Isto não significa que Ciudad del Este (ligada a Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade) esteja livre de pirataria ou de golpes. É preciso tomar muito cuidado para não ser enganado.

O trajeto é curto. Do centro de Foz do Iguaçu, é possível avistar alguns prédios de Ciudad del Este. Mas quem vai comprar no Paraguai precisa estar preparado para algumas surpresas desagradáveis. A zona comercial, sempre lotada de brasileiros, é suja, quente e caótica. Motoristas não seguem as normas de trânsito, pedestres invadem o leito carroçável. E, antes de chegar à cidade, é preciso enfrentar um trânsito incompreensível.comprar no paraguai

Como chegar no Paraguai para fazer compras

É possível chegar a Ciudad del Este de várias maneiras. Pode-se atravessar a ponte a pé (sendo atropelado por dezenas de sacoleiros), de ônibus ou de táxi, com um pouco mais de comodidade. Algumas agências de turismo organizam excursões, talvez a forma mais confortável e segura para quem quer comprar no Paraguai.

Para entrar no país, basta um documento de identidade com foto (RG, carta de motorista, identidade funcional). A maioria dos turistas, no entanto (são centenas), nem sequer passa pelos postos da alfândega. Mesmo com esta “possibilidade”, é necessário estar documentado e não ultrapassar o limite de compras (US$ 500): a saída do Paraguai pode ocorrer sem nenhum questionamento das autoridades, mas, no Brasil, a história é outra.

compras no paraguai

Como comprar no Paraguai?

A melhor maneira de comprar no Paraguai é fazer a viagem acompanhado por um guia turístico, para não ser enganado por comerciantes inescrupulosos, nem trazer itens de procedência duvidosa na bagagem. Os locais mais confiáveis são o Shopping del Este, a Casa China e a Nave Shop.

No Shopping del Este, encontra-se um pouco de tudo: eletrônicos, informática, perfumes, brinquedos, calçados, bolsas, roupas e artigos esportivos. A Nave Shop também apresenta grande variedade de artigos, mas é indicada especialmente para quem procura cosméticos e produtos de beleza. A Casa China reúne várias lojas de departamento. Todos os estabelecimentos ficam próximo ao fim da ponte, junto ao estacionamento dos ônibus. A referência é a Av. San Blás.

Vale a pena também conferir as ofertas da Monalisa Store (artigos de higiene e beleza), Galeria Gedai (com automotivo, lazer, hobby e camping, informática e eletrônicos), Mega Eletrônicos (celulares, tablets, notebooks, receptores de TV, aparelhos de ar-condicionado e câmeras fotográficas e de vídeo) e Shopping Internacional.

 comprar no paraguaiDicas para fazer compras no Paraguai

Na abertura da embalagem, verifique se o produto adquirido é o mesmo que foi escolhido no balcão. Nunca aceite embalagens lacradas, sem possibilidade de visualização do artigo. As trocas são burocráticas e, muitas vezes, impossíveis. Nas compras de eletrônicos, exija os manuais, termos de garantia e todos os acessórios.

Desconfie de preços muito baixos. Antes de comprar, faça uma pesquisa e descarte as lojas muito baratas. No Paraguai, contrabando, descaminho, recondicionamento e falsificação ainda são muito comuns, especialmente nas lojas de comércio popular.

Não compre em lojas cujos itens não estão etiquetados com o preço. Isto evita a formação de preços de acordo com “a cara” do cliente. Exija sempre a nota fiscal. Caso escolha o cartão de crédito como forma de pagamento, não o perca de vista durante toda a operação.

Não compre perfumes e cosméticos de vendedores ambulantes: eles são todos falsificados. Na compra de produtos perecíveis, confira a data de validade e a as condições da embalagem. Ao comprar cremes e loções para a pele e o corpo no Paraguai, exija atendimento especializado, para se certificar de que eles são adequados para seu tipo de pele, evitando alergias e outras reações adversas.

A título de encerramento: estas dicas são válidas em todas as compras, em qualquer lugar do mundo, já que comerciantes desonestos não são exclusividade do Paraguai.

Scroll To Top